titulo texto site

A+ A A-

teo-01O Curso de Teologia (para leigos) é destinado a todo o cristão, pois todos somos chamados a "dar as razões da nossa esperança". Pois teologia: é a ciência da fé. Cremos para entender e entendemos para crer, como dizia Santo Anselmo. Não existe conflito ou incompatibilidade entre fé e razão. Santo Agostinho costumava dizer que se Deus nos fez pensantes, pensar é um jeito de louvar o Criador.
Existem dezenas de razões que justificam a importância de participar do Curso de Teologia para Leigos.
Vejamos algumas delas:
Porque é preciso saber quais as razões de nossa esperança; pois precisamos crescer na direção de uma fé inteligente.
Todos nós precisamos crescer na espiritualidade; para estarmos mais preparados e que possamos ter uma melhor atuação pastoral.
Para que possamos conhecer com mais profundidade a palavra de Deus.
Afim de que possamos melhor entender as raízes históricas do cristianismo.
Para que possamos estar melhor preparados, quando necessitarmos dialogar com as outras religiões.
Afim de que possamos entender cientificamente e sistematicamente a fé cristã.
Para que possamos ler e interpretar os documentos da Igreja.
Pois só assim poderemos melhor conhecer as belezas da tradição cristã e valorizá-las.
Porque precisamos melhor nos preparar para sermos catequistas.
Porque ao fazer um curso superior também nos proporciona estar habilitados para ingressar na área de ciências humanas, pois ter vaidade civil
Proporciona a preparação para futuramente fazer pesquisas na área da teologia, com apoio de órgãos de fomento como o CHPQ.
Para que deseja exercer o magistério, permite uma carreira na docência de algumas áreas da Teologia; pois tendo um curso superior melhora sua oportunidade de empregabilidade.
Além de melhorara a própria autoestima, além de poder ser reconhecido como um especialista em ética cristã.
Amplia o leque cultural, inclusive para o conhecimento de línguas como o grego, hebraico e latim, e nos ajuda profissionalmente com o aumento de conhecimentos.
A teologia ajuda a exercitar o raciocínio lógico e a equilibrar a mente e o coração, a inteligência racional e a inteligência emocional.
Abre oportunidade, para novas oportunidades de emprego nesta área, até mesmo em alguma paróquia ou em editora cristã, ou mesmo em alguma escola.
Com certeza vai melhorar a sua atuação dentro de um movimento de igreja, pois ajuda a satisfazer as suas inquietações religiosas, e a discernir sua vocação
Terá mais condições de atuar nos meios de comunicação social, contribuindo com a transformação da sociedade
Poderá ajudar as pessoas por meio de aconselhamentos, melhor entendendo as dúvidas e críticas, para poder discernir, auxiliar catequistas, auxiliar a entender melhor o fenômeno humano.
Ainda tem possibilidade de ser convidado a pregar retiros espirituais. Exercer algum ministério na Igreja, atuar na promoção humana e na defesa da vida. E assim realmente avançar em águas mais profundas.
teo-02Pois o curso de Teologias para Leigos, visa proporcionar um estudo mais aprofundado e um maior conhecimento da fé cristã, presente na Sagrada Escritura e na Doutrina o que nos foram transmitidas pelos apóstolos.
Seus conteúdos têm por fim responder a muitas questões sobre a vivência da fé nos dias atuais, em como interpretar corretamente certos acontecimentos do nosso dia a dia. Aprofundando assim nossos conhecimentos.
Bem como nos auxilia proporcionando uma melhor capacitação para a atuação pastoral, principalmente porque nos proporciona um conhecimento mais profundo da palavra de Deus e entendimento das raízes históricas do cristianismo, além de auxiliar na nossa formação individual e pessoal
Coordenação:
Clarice Buj
Pe. Kleiton Pena

 3461-1476