10/11 - São Leão I, o Magno, papa

leao-magnoEleito com o nome de Leão I, foi um dos maiores pontífices da história do cristianismo, embora pouco se saiba sobre sua vida antes de ocupar a Cátedra de Pedro. É venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção, como relatam os historiadores e teólogos.

Leão nasceu por volta do ano 400, na região da Toscana, onde está situada a cidade de Roma. Tornou-se sacerdote muito jovem e fez carreira consolidada num trabalho brilhante. Em 430, já era arcediácono e depois foi conselheiro dos papas Celestino I e Xisto III. Era tão respeitado e conceituado que, após a morte deste último papa, foi eleito para substituí-lo Com o título de Leão I, assumiu o governo da Igreja em agosto do ano 440.
Eram tempos difíceis. Por um lado, o Império Romano esfacelava-se e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. Por outro lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Um panorama tão sombrio que só não levou o Ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos dois terrenos: o espiritual e o material.
Na esfera espiritual, ele permaneceu firme, defendendo as verdades do catolicismo diante das grandes heresias que sacudiram o século V, e atuou participando de discussões, encontros e concílios. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano", o patriarca de Constantinopla, defendendo as posições ortodoxas do cristianismo. "Pedro falou pela boca de Leão", diziam os sacerdotes da Igreja que acabavam concordando com os argumentos. Estão guardados mais de cem dos seus sermões, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé cristã, seguidos e respeitados ainda hoje.
Já no plano material, era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e à sua eloqüência, que o terrível rei Átila, comandante dos bárbaros hunos, não destruísse Roma e a Itália. A missão poderia ser fatal, pois Átila já invadira, conquistara e destruíra a ferro e fogo o norte do país. Mesmo assim Leão I foi ao seu encontro e saiu vitorioso da situação. Mais tarde, foi a vez de conter os vândalos, que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à Cidade Eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do grande pontífice.
Não existem relatos sobre os seus últimos dias de vida. O livro dos papas diz que Leão I governou vinte e um anos, um mês e treze dias. Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, em Roma. O papa Bento XIV proclamou-o doutor da Igreja em 1754. Leão I foi o primeiro papa a receber o título de "o Magno".
Santo André Avelino + 1608

Conselho de Pastoral regional

conselho-003
Membros do Conselho de Pastoral da Paróquia Mãe de Deus, estiveram em Garibaldi participando da reunião regional dos conselhos de pastorais, que abrange as paroquias de Daltro Filho, Marcorama, Coronel Pilar, Arcoverde, Carlos Barbosa e Garibaldi
A reunião teve por finalidade fazer uma avaliação do andamento da Igreja nestas comunidades, o seguimento ao plano diocesano de pastoral, quanto a acolhida, formação e ação missionária.
Após a reunião aconteceu a confraternização entre os representantes das diversas paróquias presentes na reunião.

Casamento de Ralph e Angélica

cas-ralp-angel-007Neste sábado dia 28 de outubro, uniram-se pelos sagrados laços do matrimônio, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, Ralph Pereira Alves e Angélica Sauthier.
cas-ralp-angel-011Perante seus padrinhos, pais, parentes e amigos Angélica e Ralph, comprometeram-se serem fiéis um ao outro por toda a vida, respeitando-se mutuamente, amando-se e sendo sempre fiéis e compreensivos um para com o outro.
cas-ralp-angel-027O compromisso matrimonial, foi assistido pelo padre Rubens Brun, que é parente da noiva, o qual em nome de Deus, deu sua benção aos noivos, abençoou as alianças e lhes lembrou que o amor é que deve sempre prevalecer, entre ambos e que sem ele não haverá alegria, e a felicidade só estará presente se houver sempre compreensão e respeito.
cas-ralp-angel-032Aos recém-casados, desejamos toda a felicidade possível, e que a alegria manifestada no momento de assumir o compromisso material esteja sempre presente em todos os momentos de sua vida.

cas-ralp-angel-034

Inscrições para a Catequese

Paróquia N. Sra. Mãe de Deus – Carlos Barbosa
Diocese de Caxias do Sul
Fone: 3461-1476 – 3461-6658
www.paroquiamaededeus.org.br

Horário de atendimento da Catequese:
Terças, quartas e quintas-feiras à tarde
Das 13:30 às 18:00h, ao lado do Salão Paroquial.

Prezados Pais ou responsáveis,

A Paróquia N. Sra. Mãe de Deus, comunica que estão abrindo as inscrições da Catequese 2018, para crianças nascidas em 2008.
As inscrições deverão ser realizadas, de 06 a 30 de novembro de 2017, de segunda a quinta-feira, das 13:30 as 18:00h, no setor catequese da Paróquia, ao lado do Salão Paroquial.

Documentos necessários:
Documento da Criança
• Certidão de Nascimento ou Identidade
• Comprovante do Batismo.
Documento dos pais ou responsáveis
• Identidade / CPF
• Comprovante do Dízimo.
• Comprovante de endereço.
Taxa de inscrição: 30,00

A abertura da catequese acontecerá na Missa de Quarta Feira de Cinzas,
Dia 14/02/2018, às 19:00 horas na Igreja N. Sra. Mãe de Deus.
Os encontros de catequese terão início na semana seguinte, cada turma de acordo com o dia e horário já estabelecido no dia da inscrição.

Atenciosamente,
Clarice Sauthier Buj
COORDENAÇÃO

Festa na comunidade São Roque