Acólito é um ministro instituído para o serviço do altar, assistindo o sacerdote e o diácono. Tendo como principais competências a preparação do altar e dos vasos sagrados além de, se necessária, a distribuição da Eucaristia aos fiéis, da qual é ministro extraordinário.
Por regra, o acólito é homem, e em geral, um seminarista almejando o sacerdócio, embora o bispo diocesano possa designar qualquer leigo para o serviço.
A palavra "coroinha" vem do latim pueri chori, "menino do coro". Não há concordância sobre como o termo tornou-se a designação dos que servem ao altar. Acredita-se que seja em razão dos sacerdotes, em tempos mais remotos, chamarem os meninos do coro para ajudá-lo no serviço do altar. Há ainda aqueles que desconsideram o ministério dos coroinhas, unificando-o com o do acolitato. Apesar de parecidos os ministérios, ainda apresentam algumas diferenças.
O serviço ao altar é dos acólitos, mas na impossibilidade de todas as paróquias terem quantidade suficiente desses ministros, são encarregados, praticamente com as mesmas designações, os coroinhas. Destes, ao longo

Paulo e Sabrina Dalcin