var-008A secretária paroquial é responsável por acolher e auxiliar na proximidade entre os fiéis e a paróquia, a Igreja. É o "braço direito" do pároco, onde atua no planejamento e controle dos registros da paróquia, organização do trabalho e rotina, na atualização da agenda dos padres. O Dia da Secretária é comemorado no dia 30 de setembro, data em que a Igreja celebra São Jerônimo. O santo foi secretário do Papa São Dâmaso e o auxiliou na tradução da Bíblia para o latim.
"A função do secretário ou secretária paroquial é primordial na vida da Igreja. Sobretudo, porque eles são responsáveis por auxiliar ao padre no dinamismo pastoral e no funcionamento da paróquia. Dessa maneira, os secretários e secretárias são homens e mulheres de Deus, não só funcionários, mas evangelizadores".
Ter sensibilid

ade com as necessidades do próximo e escutar as dificuldades do dia a dia fazem parte da rotina das secretárias.
A tarefa da secretária ou secretário deve estar marcada pela hospitalidade e acolhimento, onde é preciso saber atender, ouvir, responder e orientar. Deve ser o rosto da comunidade paroquial, sendo evangelizadora que assume a missão de sair ao encontro das pessoas, em especial aos que estão afastados da Igreja".
Na secretaria paroquial é percebido o grau de organização de uma comunidade, pois o trabalho precede os conhecimentos da doutrina da Igreja. A secretária atua como "cartão de visita" e muitas vezes é responsável pelo primeiro contato com os sacramentos e a vida pastoral.
A secretária deve representar a cultura do encontro que a Igreja propõe e a secretaria deve representar um local de acolhida. Na verdade, o trabalho da secretária deve ser o prolongamento do trabalho pastoral, pois, n

ão é simplesmente um trabalho burocrático, mas deve ser alguém que saiba acolher da mesma forma que Cristo acolhe, pois ela é o braço direito do pároco e a porta de entrada para muitos, que procuram a secretaria, pois ao serem bem atendidos, sentir-se-ão em casa e terão desejo de fazer parte da Igreja.

conselho pastoral paroquial

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta : 08h às 11h30min - 13h30min às 18h
Sábados : 08h às 11h

Horário de Atendimento da Catequese:
Segundas – 09h às 11h30min
Segunda a Sexta – 13h30min às 18h

Horário de Atendimento da Contabilidade:
Segunda a Sexta  : 08h às 11h30min - 13h30min - às 18:00h

Contabilidade: