titulo texto site

A+ A A-

cursilho

MCC - Movimento de Cursilhos de Cristandade
É um movimento que mediante um método próprio facilita a vivência do cristão ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a e criando Núcleos e Cristãos que fermentem o Evangelho em seus ambientes. Também procuram colaborar sempre com as atividades paroquiais, praticando ainda a solidariedade a favor dos mais necessitados.
O movimento Cursilhos da Cristandade, originou-se na Espanha, em 1948, onde foi tomando forma como um movimento de evangelização, que trata de levar a Boa Nova do amor de Deus às pessoas. Difundiu-se por diversos países e continentes.

O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer "pequeno curso", de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, durante a semana santa, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros.
Em Caxias do Sul, iniciou 1973. Em Carlos Barbosa, o movimento existe desde ...
Para se tornar parte integrante deste movimento o convidado participa de um retiro de três dias, normalmente iniciando na sexta a noite e encerrando no final do domingo, Os acontecem em Caxias do Sul, no
É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados a fé e à vida.
O Cursilho é um método que gera um movimento, nos despertando e capacitando a criar núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.
É também um tempo forte do Movimento de Cursilhos de Cristandade, em que a proclamação jubilosa da Boa Nova, a entrega da Mensagem (Graça, Reino e Seguimento de Jesus) aos participantes, é feita de forma vivencial e comunitária;
O Cursilho é tanto para homens como mulheres, adultos ou jovens, que sejam pessoas:
Com capacidade de redescobrir e reafirmar sua personalidade através de opções livres e conscientes;
Inquietas, ansiosas para transformar-se e transformar o mundo na linha da solidariedade e da justiça;
Aptas para viver em e para a comunidade, capazes de dar sabor como o sal, de iluminar como a luz, de transformar a massa como o fermento.
O Cursilho não é:
Apenas uma expediência de fim-de-semana ou um simples retiro ou uma terapia de grupo. É uma experiência profunda de fé, de transformação pessoal e religiosa.
O Cursilho existe para evangelizar, em quatro aspectos:
• Possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão;
• Ajudar a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a;
• Criar núcleo de cristãos;
• Fermentar de Evangelho os ambientes.
Em síntese, o Cursilho tem método próprio (querigmático - vivencial) facilita a vivência do Fundamental Cristão, na conversão aos valores do Reino de Deus, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a e criando Núcleos Ambientais Cristãos. Estes núcleos são pequenas comunidades eclesiais criados para que as pessoas fermentem de Evangelho os seus ambientes (familiar, profissional, social, político, religioso...) através de seu testemunho e da palavra, e que pratiquem os valores do Reino de Deus, anunciados por Jesus Cristo
Reúnem-se mensalmente em ultréias. São encaminhados casais uma vez ao ano para a formação de novos cursilhistas. Atualmente contam, com cerca de 130 casais.
Em 2016 já fizeram algumas reuniões, entre elas uma festiva, com a participação de casais de outros municípios.

cursilhisas

Coordenação:
Eleno Pianezzola

Tel:  54 3461.5371 / 8111.1920

Email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.