titulo texto site

A+ A A-

"As Equipes de Nossa Senhora surgiram na França durante o ano de 1938, graças à iniciativa de alguns casais preocupados com a situação da família e que, acompanhados por um sacerdote, o Pe. Henri Caffarel, resolveram encontrar-se mensalmente para juntos redescobrir o sentido do matrimônio e as riquezas desse sacramento.
As Equipes de Nossa Senhora é um movimento de espiritualidade conjugal nascido para responder às exigências dos casais cristãos desejosos de viver plenamente a sua vida matrimonial a partir do sacramento do matrimônio. De acordo com os Estatutos, como "movimento de formação e de reabastecimento espiritual, as Equipes de Nossa Senhora ajudam os seus membros a progredir no amor de Deus e no amor ao próximo; elas lançam mão do auxílio fraterno para que os seus membros possam assumir, pessoalmente e em casal, as condições concretas de sua vida conjugal, familiar, profissional e social conforme a vontade de Deus; ela os incita a tomar consciência de sua missão evangelizadora na Igreja e no mundo pelo testemunho de seu amor conjugal e pelas outras formas de ação que escolheram".

Os casais devem aprender continuamente a partilhar o amor de Deus. A família é uma pequena comunidade cristã onde as crianças despertam para a fé. Essa família, conduzida pelo casal, é testemunha para as famílias que a cercam. O amor humano é imagem do amor de Deus e manifesta-se:
Pela maneira como os casais se colocam ao serviço de sua família.
Pela maneira como dão testemunho às famílias que os cercam:
Pela maneira como acolhem os que vêm à sua casa;
Pela maneira como partilham o seu pão

Cada equipe também é uma pequena comunidade cristã na qual casais e famílias caminham juntos. Aqui, a missão do casal consiste em acolher os outros, praticar o auxílio mútuo e a buscar juntos as melhores maneiras de pôr em prática os pontos concretos de esforço.
Na equipe, os casais partilham suas experiências e se estimulam para ir em direção aos outros testemunhando o Evangelho. Assim eles se fortalecem mutuamente e manifestam seu engajamento no movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Como membros das Equipes de Nossa Senhora, somos sinais e testemunhas de Deus. "O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas". (Papa Paulo VI – Evangelii Nuntiandi, nº 41)

Sem testemunho, de que modo o mundo conhecerá as belezas e os valores de amor e do matrimônio cristãos, se não forem transmitidos pelas palavras e pelo exemplo? "...Esta é a missão que a Igreja pede insistente e urgentemente às Equipes de Nossa Senhora: sem este amor dos leigos casados, sem estas famílias que aprenderam a partilhar, sem as comunidades de fé formadas por casais, como as Equipes, dificilmente a Igreja poderá convencer nosso mundo de que o Evangelho é um apelo ao amor e que este pode realmente ser vivido".

Os casais participantes das equipes podem ser chamados a partilhar em Igreja os talentos que receberam de Deus, participando do esforço comum para viver plenamente em suas comunidades, particularmente em suas paróquias, dioceses, em seu Movimento etc. Pede-se que deem apoio àqueles que aceitam responsabilidades e que colaborem nos projetos que respondem aos anseios crescentes dos casais. "A ninguém é lícito permanecer inativo" (João Paulo II). Portanto, todas as suas atividades, inclusive as missionárias, devem ser executadas em perfeita harmonia e fidelidade com o Evangelho Os casais devem ter uma percepção consciente dos que estão fora do movimento das Equipes e serem generosos em testemunhar e em partilhar com eles suas riquezas. (Cf. discurso de João Paulo II aos responsáveis das Equipes em janeiro 2003).

Como membros da Igreja, os casais são chamados a proclamar em palavras e em atos o advento do Reino de Deus. Poderão fazê-lo da forma mais adequada a suas circunstâncias particulares.
"Mas os leigos são especialmente chamados a tornarem a Igreja presente e ativa naqueles locais e circunstâncias em que só por meio deles ela pode ser o sal da terra. Deste modo, todo e qualquer leigo, pelos dons que lhe foram concedidos, é ao mesmo tempo testemunha e instrumento vivo da missão da própria Igreja, "segundo a medida concedida por Cristo" (Ef. 4,7). (Vaticano II, Constituição sobre a Igreja, Lumen gentium, n.33b).
"Além disso, como cidadãos deste mundo, os leigos, ao cooperarem na construção e governo da ordem temporal, devem, na vida familiar, profissional, cultural e social, buscar, à luz da fé, normas de ação mais elevadas e manifestá-las aos outros oportunamente, conscientes de que assim se tornam cooperadores de Deus criador, redentor e santificador, e Lhe dão glória". ( Vaticano II, Decreto sobre Apostolado dos Leigo, n.16 e, 18 Nov. 1965).

É pois, para procurar colocar em prática os ensinamentos e tudo o que compete aos membros, que reúnem-se mensalmente em equipe acompanhados de um Conselheiro Espiritual. Buscam a formação através da Palavra de Deus, lendo e estudando profundamente o que a Palavra de Deus quer transmitir para cada um e qual o modo prático de vive-la realmente. Nestas reuniões também aproveitam para trocar experiências e assim cada qual pode melhorar se espelhando nos demais, e se necessário alterando seu modo de agir.

Atualmente temos 5 equipes com a participação de cinco casais cada uma.
Com o aumento do número e casais participante, em Caxias do Sul e em Carlos Barbosa, houve a necessidade da criação de mais um núcleo, desta forma Carlos Barbosa, passou ser a sede da área 2 das Equipes de Nossa Senhora.

Em Carlos Barbosa as Equipes de Nossa Senhora assumiram a responsabilidade pelo Curso de Noivos, como uma forma de expandir os seus ensinamentos e procurar com que os novos casais assumam realmente o compromisso do verdadeiro amor entre si e para com Deus, respeitando-se mutuamente.

Curso de Noivos
Visa preparar jovens casais que desejam assumir o Sacramento do Matrimônio a ter uma vida a dois, pautada nos ensinamentos da fé. O curso é preparado pelo movimento das Equipes de Nossa Senhora e consta de palestras e atividades segundo orientação da Coordenação Diocesana de curso de noivos.
Em 2017 o Curso para noivos aconteceu nos dias 08 e 09 de abril.

Curso de Noivos

curso-de-noivosVisa preparar jovens casais que desejam assumir o Sacramento do Matrimônio a ter uma vida a dois, pautada nos ensinamentos da fé. O curso é preparado pelo movimento das Equipes de Nossa Senhora e consta de palestras e atividades segundo orientação da Coordenação Diocesana de curso de noivos.

Em 2017 o Curso para noivos aconteceu nos dias 08 e 09 de abril.

 

 

 

Coordenação:
Laurinda e Luiz Moschetta
54 3433.2300