titulo texto site

A+ A A-

Em 1212, nascia a Ordem de Santa Clara (as Clarissas) e foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), reunindo homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, que buscavam viver o mesmo ideal que tanto atraiu São Francisco. Esta "Ordem Terceira" foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.
A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical.
Tem como princípio viver no século a fraternidade franciscana, procurar dar assistência principalmente aos doentes, respondendo pela visita aos doentes pelo menos duas vezes ao ano, de algum sacerdote, por ocasião da Pascoa e do Natal.
Nelas há lugar para jovens, para casados, viúvos e celibatários no mundo; para clérigos e leigos; para todas as classes sociais, todas as profissões, para todas as raças; para homens e mulheres. Há lugar para todos porque se busca viver segundo o Santo Evangelho como irmão e irmãs da penitência.
O projeto de vida de todo cristão e especialmente de todo franciscano secular é o seguimento da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme os ensinamentos que nos foram revelados através do Santo Evangelho. Por isso, "A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens.
A Ordem Francisca Secular, se articula em Fraternidades de vários níveis: local, regional, nacional e internacional. E toda fraternidade, de qualquer nível, goza de autonomia administrativa, econômica e financeira. Porém, as fraternidades dos diversos níveis estão coordenadas e ligadas entre si.
Tem como princípio viver no século a fraternidade franciscana, procurar dar assistência principalmente aos doentes, respondendo pela visita aos doentes pelo menos duas vezes ao ano, de algum sacerdote, por ocasião da Páscoa e do Natal.

Coordenação:
Ortenila Balbinot  -  54 3461.1062

Nadyr A. Baldasso  - 54 3461.1706