Renovação Carismática Católica é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960, pela influência da Renovação carismática episcopal, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano.
A prática da Renovação Carismática Católica baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.
O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica como muitos o fazem e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo.
Em termos de doutrina a Renovação Carismática Católica afirma seguir a Bíblia, o Catecismo da Igreja e todas as demais diretrizes da Igreja.
Em suas reuniões de Oração utiliza músicas de louvor, adorações e pregações.
Prega que o pecado – definido pela Igreja como um ato ou desejo contrário a vontade de seu Deus – é a fonte dos males vividos na sociedade atual. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade, etc., seriam consequências dos pecados do homem.
Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar os pecados e que, para isso, basta que o homem, arrependa-se diante dele e se utilize da confissão.
O bem maior que a Renovação Carismática Católica afirma possuir é a Eucaristia, que é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No movimento está também presente a devoção à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus, proclamando-a como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio.
Objetivo geral
Fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo evangelizando o povo de Deus no Brasil, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo.
Objetivos permanentes
– Fomentar a graça do Batismo no Espírito Santo e a prática dos carismas, inclusive como forma de melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de Grupos de Oração;
– \formar discípulos capazes de pastorear, formar, liderar, evangelizar eficazmente, e administrar todas essas ações no âmbito da Renovação Carismática Católica no BRASIL;
– Priorizar o Grupo de Oração como espaço privilegiado para evangelização;
– Promover o Grupo de Oração como um meio eficaz de levar o Evangelho a todos os ambientes, tais como: famílias, escolas, universidades, locais de trabalho, presídios, hospitais, ruas;
– Formar missionários para evangelizar crianças, jovens, universitários, profissionais e famílias.

ACONTECEU:

* No dia 15 de abril, em Caxias do Sul, Encontro Diocesano do Ministério de Intercessão. Participaram 07 pessoas da RCC de Carlos Barbosa.

* Dia 06 de maio, em Nova Prata, Cenáculo com Maria (Tema: Cura das feridas emocionais), com o Pe. Vagner Baia, da Comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista/SP. Participaram 04 pessoas da RCC de Carlos Barbosa.cenaculo-com-maria1

cenaculo-com-maria2

* Dias 19 e 20 de maio, na Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, Cenáculo de Pentecostes. Participaram 07 pessoas da RCC de Carlos Barbosa .cenaculo-pentecostes1

cenaculo-pentecostes4

cenaculo-pentecostes3

* Dia 29 de maio, participação no encontro do Conselho Regional de Pastoral, em Garibaldi, com palestra referente ao Ano do Laicato.

* Dia 31 de maio, 17 membros da RCC de Carlos Barbosa participaram da confecção do tapete para a procissão de Corpus Christi.tapete1

tapete3

tapete4

* Participação na oração do Cerco de Jericó pelo Brasil. O Cerco de Jericó é uma oração de sete dias, baseada no Antigo Testamento, onde Josué recebe ordens de como proceder para ultrapassar as muralhas de Jericó, e no sétimo dia o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram. Este Cerco de Jerico foi organizado pela RCC do RS, de 28 de maio a 03 de junho, onde para cada dia foram definidas Dioceses responsáveis pela oração do Cerco. A Diocese de Caxias do Sul ficou responsável pelo dia 02 de junho, assim, em unidade com nossa Diocese, a RCC de Carlos Barbosa também se colocou em oração neste dia.

VAI ACONTECER:

* Dia 17 de junho, em Caxias do Sul, Aprofundamento de Dons.

* Dias 23 e 24 de junho, em Cachoeira do Sul, Encontro de Coordenadores Regionais e de Grupo de Oração.

Cleci B. Cemin
54 9982.2162