A Renovação Carismática Católica é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960, pela influência da Renovação carismática episcopal, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano.
A prática da Renovação Carismática Católica baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.
O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica como muitos o fazem e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo.
Em termos de doutrina a Renovação Carismática Católica afirma seguir a Bíblia, o Catecismo da Igreja e todas as demais diretrizes da Igreja.
Em suas reuniões de Oração utiliza músicas de louvor, adorações e pregações.
Prega que o pecado – definido pela Igreja como um ato ou desejo contrário a vontade de seu Deus – é a fonte dos males vividos na sociedade atual. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade, etc., seriam consequências dos pecados do homem.
Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar os pecados e que, para isso, basta que o homem, arrependa-se diante dele e se utilize da confissão.
O bem maior que a Renovação Carismática Católica afirma possuir é a Eucaristia, que é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No movimento está também presente a devoção à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus, proclamando-a como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio.
Objetivo geral
Fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo evangelizando o povo de Deus no Brasil, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo.
Objetivos permanentes
– Fomentar a graça do Batismo no Espírito Santo e a prática dos carismas, inclusive como forma de melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de Grupos de Oração;
– \formar discípulos capazes de pastorear, formar, liderar, evangelizar eficazmente, e administrar todas essas ações no âmbito da Renovação Carismática Católica no BRASIL;
– Priorizar o Grupo de Oração como espaço privilegiado para evangelização;
– Promover o Grupo de Oração como um meio eficaz de levar o Evangelho a todos os ambientes, tais como: famílias, escolas, universidades, locais de trabalho, presídios, hospitais, ruas;
– Formar missionários para evangelizar crianças, jovens, universitários, profissionais e famílias.

ACONTECEU:

* Dia 22 de agosto, no Centro de Formação, houve eleição para Coordenador Regional da RCC de Carlos Barbosa e para Coordenadores dos dois Grupos de Oração de Carlos Barbosa, para os anos de 2018 e 2019. Além da participação dos membros dos Núcleos de Coordenação dos grupos de oração, esteve presente também o atual Coordenador Diocesano da RCC, Demétrio Claudionor Paim de Oliveira.

VAI ACONTECER:

* Dias 16 e 17 de setembro haverá Encontro de Formação para o Ministério de Cura e Libertação, em Garibaldi. Participarão três representantes da RCC de Carlos Barbosa.

ESTÁ ACONTECENDO...

* Adoração ao Santíssimo Sacramento, no Grupo de Oração Seguidores de Cristo, na 1ª quinta-feira de cada mês.

* Nas quintas-feiras, a RCC de Carlos Barbosa faz o programa, "Hora da Ave Maria", às 18h, na Rádio Garibaldi.

Cleci B. Cemin
54 9982.2162