titulo texto site

A+ A A-

A Pastoral da Catequese é o trabalho permanente da educação na fé, que acompanha a pessoa por toda a vida e se integra ao seu crescimento global. Visando a comunhão e participação na comunidade.
Tem por missão fazer ecoar a Palavra de Deus. Pois deve estar presente em todas as idades, pois deve ser uma trajetória continuada da educação na fé.
A catequese não deve se limitar a preparar a para a celebração dos sacramentos. Ela deve levar a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Deve levar também ao crescimento da Igreja. Pois a igreja do amanhã depende da catequese de hoje.
A catequese é uma tarefa de toda a comunidade, e não apenas de alguns, mas de todos os batizados.
A catequese deve despertar a alegria de ser cristão. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão.

Ser Catequista

Todas as pessoas que se sentirem chamadas a participar do grupo de catequistas, estão convidadas, pois ser catequista é uma linda missão.
Ser catequista é semear a esperança com gestos e palavras a todas as pessoas, a mensagem salvadora do amor.
Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação - missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos.
Ser catequista é colaborar com a graça de Deus e com a pessoa, para que assuma seu sim a Deus, e avance rumo à maturidade na fé, na esperança e no amor.

A catequese de primeira Eucaristia introduz a criança e o pré-adolescente na vida da Igreja, compreendendo também uma preparação para a celebração dos sacramentos, apresentando os mistérios principais da fé e comunicando aos jovens a alegria de serem testemunhas de Cristo no meio em que vivem. Pensamos que a catequese não pode ignorar o delicado período de vida que crianças e pré-adolescentes atravessam no mundo atual. Portanto, ela deve ser capaz de ajudá-los a uma revisão de sua própria vida, ao diálogo, apresentando Jesus Cristo como amigo, como guia e como modelo, suscetível de provocar admiração e, como consequência, a sua imitação.
O catequista também deve ter uma formação permanente. Todos somos alunos e discípulos da vida e da fé desde a infância até a terceira idade. O catequista cresce na fé à medida que, inserido no grupo de catequistas, vai ajudando os outros a progredirem na fé. Os apóstolos cresceram na fé seguindo Jesus e evangelizando como Ele. Também o catequista, ao evangelizar, é evangelizado; enquanto dá, recebe; enquanto faz os outros caminharem na fé, dá largos passos no crescimento da própria fé

Objetivo Geral
Desenvolver um processo permanente de iniciação e formação na fé, à luz da Palavra de Deus, proporcionando um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que leve à conversão, ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário.
Assumindo a tarefa de coordenar a catequese na Paróquia Mãe de Deus, cuidando para que as (os) catequistas, exerçam suas atividades com normalidade, e realizem as diversas etapas, de acordo com o estabelecido, e fazendo com que todas, possam sempre estar atualizadas, auxiliando na sua formação, para que seu trabalho catequético, atenda, o que é estabelecido pela Igreja.

Coordenação:

Cenira Salete Ritter
54 3461-3314
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 As inscrições são sempre realizadas nos meses de novembro  de cada ano.

Em 2017 As inscrições deverão ser realizadas, de 06 a 30 de novembro de 2017, de segunda a quinta-feira, das 13:30 as 18:00h, no setor catequese da Paróquia, ao lado do Salão Paroquial.

 

Documentos necessários:
Documento da Criança
• Certidão de Nascimento ou Identidade
• Comprovante do Batismo.
Documento dos pais ou responsáveis
• Identidade / CPF
• Comprovante do Dízimo.
• Comprovante de endereço.
Taxa de inscrição: 30,00

A abertura da catequese acontecerá na Missa de Quarta Feira de Cinzas,

Dia 14/02/2018, às 19:00 horas na Igreja N. Sra. Mãe de Deus.
Os encontros de catequese terão início na semana seguinte, cada turma de acordo com o dia e horário já estabelecido no dia da inscrição.

Atenciosamente,

Clarice Sauthier Buj
COORDENAÇÃO