titulo texto site

A+ A A-

pastoral saude

Vivemos hoje num mundo onde quase tudo tende a se tornar descartável, inclusive as pessoas. Quase ninguém mais quer saber de estar perto de um enfermo, de um idoso, principalmente. Apesar de todos os avanços conquistados nas diversas ciências, sobretudo na medicina, os doentes e idosos estão se tornando cada dia mais excluídos do convívio social.

Como cristãos que somos, precisamos ir ao encontro dessas pessoas que sofrem, para ajudar, oferecer amizade, fazer companhia, dizer uma palavra de conforto que as ajude a resgatar a esperança de dias melhores. É nisto que consiste o mandamento máximo de Jesus: "Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos ame".

São muitos os enfermos que somente com a presença de um Agente da Pastoral da Saúde, pela unção dos enfermos, recobram um pouco da sua dignidade de vida, já não se percebendo mais excluídos, esquecidos da sociedade e muitas vezes até da própria família. São muitos os marginalizados que se sentem melhor, menos excluídos, quando são tratados com um mínimo de solidariedade, amor, fraternidade

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora do povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Com base nas seguintes dimensões:
I – Solidária - Visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psíquica, social e espiritual. Sensibilizando a sociedade para a marginalização dos doentes, selando pela humanização do atendimento aos doentes
II – Comunitária – visa a promoção e educação para a saúde. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular. Conscientizar a população sobre o seu direito a saúde, priorizando ações educativas e preventivas,
III- Político-institucional – Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia. Participar das instâncias oficiais, para garantir o atendimento básico.

A Pastoral da Saúde está desempenhando o seu trrabalho  realizado através de um grupo de pessoas, que repassa conhecimentos às lideranças comunitárias, promovendo a saúde alternativa através de alimentos orgânicos, chás, pomadas e massagens. Realizando visitas a doentes e suas famílias, auxiliando se necessário até mesmo materialmente às pessoas com problemas de saúde, deficientes, idosos, crianças desnutridas, e exigindo atendimento básico de saúde por parte dos órgãos públicos, pois todos possuem direito a este atendimento.

Coordenação:

Neide Schäfer

54 - 3461.4068
Rosa Maria Spessatto
54 9988-0217