titulo texto site

A+ A A-

vocacao-1A Pastoral Vocacional é um trabalho desenvolvido com o fim de ajudar a despertar em cada cristão, a vocação para a qual é chamado como batizado, convidando principalmente os adolescentes e jovens a participar de encontros vocacionais.
O trabalho vocacional deve proporcionar espaço para reflexões em torno da vocação em geral, da vocação comum para todos os batizados, além da vocação ministerial própria a que alguns são chamados.
Ajudar a despertar, discernir, acompanhar, e cultivar as vocações é tarefa de todas as pastorais e serviços, que devem incluir este tema em seus textos e subsídios.
Sempre devem ser valorizadas todas as vocações, como o de ser mãe (segundo domingo de maio); a do sacerdócio (primeiro domingo de agosto); a de ser pai (segundo domingo de agosto); a dos religiosos e religiosas (terceiro domingo de agosto); a de ser catequistas (quarto domingo de agosto); a vocação dos leigos e leigas (último domingo do tempo comum, dia de Cristo Rei).
vocacaoA caridade é verdadeiramente o coração da Igreja, o amor é a chave de todas as vocações, no dizer de Santa Teresa de Lisieux: "Compreendi que a Igreja tem um coração, um coração ardente de amor, compreendi que só o amor fazia atuar os membros da Igreja; com-p0reendi que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo".

Cabe a Pastoral Vocacional
- Cuidar de que as vocações sejam sempre lembradas nas preces dos fiéis; nas missas, nas celebrações, nas Horas Santas, no terço, nas celebrações do batismo, do crisma, do matrimônio, nos encontros, e nos retiros.
- Divulgar: orações vocacionais, Horas Santas Vocacionais, folhetos vocacionais, livros vocacionais e principalmente as Missas Vocacionais.
- Conscientizar os cristãos sobre sua responsabilidade pelas vocações; com palavras em conversas, com folhetos vocacionais, com visitas nos grupos de jovens e adolescentes, visitando as outras pastorais e principalmente conversando com o pároco para que haja a motivação das pastorais.
- Fazer-se sempre persente de todos os modos nas pastorais paroquiais, principalmente: na catequese, na pastoral do grupo de jovens, na equipe de liturgia, na equipe da crisma, na equipe de noivos, nos grupos de oração, nas capelas, nos grupos de reflexão, círculos bíblicos, nas escolas,
- Organizar grupos de famílias, para rezarem pelas vocações; para colaborarem financeiramente no seminário diocesano.
- Empenhar-se e organizar a hora santa vocacional; com a participação de pastorais, associações, movimentos e fiéis em geral e para os jovens
- Cuidar do dia mundial de oração pelas vocações., e do mês vocacional de agosto; principalmente com preces vocacionais
- Descobrir e encaminhar os vocacionados e as vocacionadas

Coordenação:
Lurdes Masiero
54 3461-1297