titulo texto site

A+ A A-

Zeladoras-02
As Zeladoras de Capelinhas, tem por objetivo e missão:
- Testemunhar a fé e participar na vida da família e da comunidade. Lembrar às famílias os objetivos da devoção da Capelinha. Incentivar a oração e o encontro entre as famílias na paz, na boa vizinhança e na fraternidade.
- Zelar pelos objetivos da Capelinha, que é a devoção e a união das famílias, com Maria, a Mãe de Jesus. Cuidar para que a Capelinha passe de casa em casa de forma respeitosa e na fé, entregando-a, diretamente, a pessoas da família, não deixá-la na porta, em cima do muro ou de qualquer jeito
- Lembrar que todas as famílias podem receber a Capelinha. Sem obrigar, mas sempre convidar e zelar para que nenhuma família fique sem receber a Capelinha.
- Cuidar para que a caixinha das ofertas, esteja em bom uso para que as famílias possam fazer sua doação.
- Garantir a representação de uma Zeladora no Conselho de Pastoral da Matriz ou das comunidades e participar das reuniões do Conselho e de outros encontros quando convocadas e zelar para que o planejamento de pastoral seja feito e cumprido, com a participação de todas as Zeladoras.
- Empenhar-se para que todas as famílias recebam os livrinhos e a guirlanda da Novena do Natal e da Via Sacra na Quaresma, formando Grupos de Famílias para que todos participem, conforme programação de cada paróquia.
- Organizar com as famílias a oração do terço nos meses de maio e outubro. Convidar, sempre com alegria, as famílias para a missa nos domingos e dias santos na matriz e na missa mensal nas comunidades.
- Diante de dificuldades maiores, informar a Coordenação das Capelinhas ou o padre da paróquia para que, juntos, sejam encontradas soluções segundo os objetivos da devoção da Capelinha.
- Atualizar a relação das famílias que recebem a Capelinha e cuidar para que não fique parada mais dias nas famílias do que o estabelecido.
- Informar as famílias sobre a vida e a organização da paróquia, em especial, os horários de missas, as festas dos padroeiros e outras informações, entregando folhetos, subsídios da Comunidade paroquial ou da própria comunidade.
- Acolher as novas famílias de migrantes que chega à comunidade, oferecendo as informações necessárias e a possibilidade de receber a Capelinha de Nossa Senhora.
- Visitar as pessoas doentes ou em dificuldades, promovendo encontros de oração e comunicar aos ministros da Eucaristia e à Pastoral da Pessoa Idosa para o acompanhamento e atendimento.

Zeladoras-3As mais de 290 zeladoras de capelinha; por sua proximidade, tomam conhecimento das novas famílias que se estabelecem em seus bairros e comunidades, e tem por obrigação realizar as visitas acolhendo-as, procurando saber de suas necessidades e as convidando para participar da vida religiosa da comunidade, oferecendo a visita da Capelinha de Nossa Senhora.
ZeladorasQuando são realizadas as missões populares, nas comunidades as zeladoras, colaboram, conduzindo os missionários até as casas das famílias a serem visitadas. Também é de vital importância a sua colaboração em várias atividades, e inclusive, vendendo a rifa da festa dos padroeiros e na arrecadação das ofertas das famílias para a formação dos futuros sacerdotes. Para que permaneçam sempre em constante formação, são realizados encontros de formação espiritual, e para uma melhor convivência são realizadas também confraternizações.zel-cha-10

Coordenação:
Ivete F. Ducati
54 9964.6245

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inês Armelin

54 3461.2653