titulo texto site

A+ A A-

13/12 - 4ª feira da 2ª Semana do Advento

1ª Leitura - Is 40,25-31

Leitura do Livro do Profeta Isaías

'Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?' - fala o Santo. Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? - Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: 'Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?' Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 102

Refrão: Bendize, ó minha alma ao Senhor.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
Refrão: Bendize, ó minha alma ao Senhor.

Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;
Refrão: Bendize, ó minha alma ao Senhor.

O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
Refrão: Bendize, ó minha alma ao Senhor.

Evangelho - Mt 11,28-30

.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Isaías nos chama atenção para olharmos ao nosso redor, olharmos ao alto e ver a beleza que Deus criou, todo o firmamento, e tudo o que temos próximo a nós, a beleza das flores da natureza, o que deve nos lembrar que Deus é eterno e tudo vê. É Ele que dá coragem, vigor, e nos convida a procurarmos junto a Ele o abrigo de que necessitamos quando estamos cansados ou fatigados, pois seu jugo é leve, e é mano e humilde de coração. Jesus nos pede que deixemos nossos fardos aos seus pés, pois ele nos dará o verdadeiro descanso. Sim Jesus nos convida a segui-lo, praticando o bem, assim como Ele o praticou, amando aos outros assim como Ele nos ama ao ponto de se entregar totalmente por nós, enfrentando a morte na cruz, e deixando seu corpo e sangue como nosso alimento, para ser nosso conforto e força para prosseguirmos. Sim seu jugo é suave porque nos ensina que o amor deve guiar a nossa vida, o amor para com Deus e para com o próximo, se realmente O amamos, tudo se torna muito mais simples, e as dificuldades são superadas facilmente. Pois o amor tudo supera e é capaz de tudo suportar.

12/12/ - Nossa Senhora de Guadalupe

1ª Leitura - Gl 4,4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 95

Refrão: Manifestai a sua glória entre as nações.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
Refrão: Manifestai a sua glória entre as nações.

Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
Refrão: Manifestai a sua glória entre as nações.

Publicai entre as nações: "Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.
Refrão: Manifestai a sua glória entre as nações.

Evangelho - Lc 1,39-47

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador".
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Lembramos hoje de maneira especial Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América. Lembrando que Nossa Senhora apareceu no México, a um índio, mostrando que dá preferência aos mais simples, para transmitir o seu recado, embora não tenha falado muito, através de sua presença incentivou a expansão da Igreja católica naquele país, mas vários fatos chamaram atenção e até hoje ninguém consegue explicar o fato milagroso da impressão de sua imagem no avental usado por João Diego, que a pedido do bispo, trouxe flores , para comprovar a aparição da Virgem, para que o mesmo providenciasse a construção de uma igreja no local da aparição. Mas acima de Tudo Maria, através desta aparição e outras quer nos alertar que seu amor é destinado a todos e principalmente aos mais necessitados, pois está sempre intercedendo por todos nós, para que sigamos os ensinamentos de seu Filho jesus Cristo, Ela que nos disse: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Apreendamos com Maria ser humildes e prestativos, assim como Ela fez ao se colocar à disposição de Isabel, em tudo o que necessitaria, auxiliando-a.

11/12 - 2ª feira da 2ª Semana do Advento

1ª Leitura - Is 35,1-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. Ali não existem leões, não andam por ela animais de predadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados, poderão percorrê-la, os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores,
com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 84

Refrão: Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
Refrão: Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
Refrão: Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
Refrão: Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

Evangelho - Lc 5,17-26

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!'
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Isaías anuncia as maravilhas que o Senhor com a sua vinda, trará e fará, fortalecerá a esperança, fará os mudos falar, os cegos ver, os coxos andar. Sim será a força que moverá e dará ânimo ao povo de Deus. E o evangelho nos mostra justamente isto, Jesus Cristo veio ao mundo e ensina a todas o caminho da salvação, e se coloca à disposição dos necessitados e atende aos que tem fé no seu poder e na sua palavra, por isto, ao ver a fé dos que carregavam o doente, Jesus o cura primeiramente da doença espiritual, perdoando seus pecados, e depois livrando-o da doença que o afligia, mas os fariseus e mestres da lei, com temor de perder suas regalias, não o entendem, porque não acreditam que É o Filho de Deus, e que portanto tem o poder de perdoar os pecados. Sim Jesus está fazendo tudo o que Isaías predisse. E mesmo vendo tudo isto, a incredulidade continuava presente. E nós temos realmente fé na sua mensagem, acreditamos realmente na sua palavra e cumprimos o que Ele nos pede? Sim o que mais nos pediu foi que amemos a todos indistintamente e principalmente aos nossos inimigos, e que demonstremos este amor na prática, fazendo o bem a todos.

10/12 - 2º Domingo do Advento

1ª Leitura - Is 40,1-5.9-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus -. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Grita uma voz: 'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 84

Refrão: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
Refrão: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
Refrão: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
Refrão: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

2ª Leitura - 2Pd 3,8-14

Leitura da Segunda Carta de São Pedro

Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. ao contrário, quer que todos venham a converter-se. O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. Se deste modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Evangelho - Mc 1,1-8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: 'Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'' Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.'
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Isaías, anuncia a chegada do Filho de Deus, e manda que os caminhos sejam preparados, quando diz, "Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus", e ainda pede que sejam rebaixados os montes e colinas e tudo seja endireitado. É Cristo que está para vir até nós e São Paulo nos diz que o Senhor não tarda em cumprir a sua promessa, de que estará entre nós no esplendor dos céu. E no evangelho o próprio Jesus, recorda as palavras de Isaías, de que será enviado um mensageiro à frente, para que este prepare o caminho para o Senhor, é o precursor, que nós sabemos ser João Batista, que prega o arrependimento dos pecados, e pessoas de toda a Judéia ao ouvirem falar dele, se aproximam, e pedem perdão de seus pecados, assim vão se preparando para receber a Jesus. João vivia na simplicidade, alimentando de mel e gafanhotos, e se vestia de pele de camelo, mostrando todo o seu desprendimento, para anunciar a vinda de Jesus. E nós como estamos nos preparando para a vinda de Jesus em nosso coração, ou só pensamos em o que comer ou festejar no aniversário de Jesus, esquecendo-nos daquele que veio para nós e por nós, pois nos quer ver felizes.

09/12 - Sábado da 1ª Semana do Advento

1ª Leitura - Is 30,19-21.23-26

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. O Senhor de certo dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: 'O caminho é este para todos, segui por ele', sem desviar-vos à direita ou à esquerda. Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 146

Refrão: Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo.
Refrão: Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome.
Refrão: Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios.
Refrão: Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

Evangelho - Mt 9,35 - 10,1.6-8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo: Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe
que envie trabalhadores para a sua colheita!' E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Isaías nos fala que Deus é bondade e compaixão e que zela por seu povo, assim como o pastor. Jesus ao observar a multidão que o seguia percebeu que eram como ovelhas sem pastor e que portanto, precisavam de orientação segura, mas que sozinho seria difícil atender a todos e por esta razão pediu aos seus discípulos, pedi ao Senhora da messe, para que mande mais operários, pois a messe é grande mas os operários são poucos. E depois envia seus discípulos, para que preguem a palavra de Deus, e atendam a todos os que possuem enfermidades e os cure. Jesus envia seus discípulos primeiramente as ovelhas perdidas da casa de Israel, pois havia vindo para seu povo, mas Ele mesmo nos mostra que veio para todos quando atende estrangeiros, atende samaritanos e romanos, para nos dizer que o reino dos Céus é para todos nós e por isso nos pede que rezemos, para que sempre haja mais operários do reino, que ajudem a fazer chegar a sua mensagem a todos e em todo o mundo, para que haja um, só rebanho e um só pastor.