titulo texto site

A+ A A-

19/06 - Terça-feira da 11ª Semana do Tempo Comum

1ª Leitura - 1Rs 21,17-29

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Após a morte de Nabot, a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 'Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. Isto lhe dirás: 'Assim fala o Senhor: Tu mataste e ainda por cima roubas! E acrescentarás: 'Assim fala o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu '. Acab disse a Elias: 'Afinal encontraste-me, ó meu inimigo?' Elias respondeu: 'Sim, eu te encontrei. Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao Senhor, farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua descendência, exterminando todos os homens da casa de Acab, escravos ou livres em Israel. Farei com a tua família como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías, porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar. Também a respeito de Jezabel o Senhor pronunciou uma sentença: 'Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael. Os da família de Acab que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães, e os que morrerem no campo, serão comidos pelas aves do céu' '. Não houve ninguém que se tenha vendido como Acab, para fazer o que desagrada ao Senhor, porque a isto o incitava sua mulher Jezabel. Portou-se de modo abominável, seguindo os ídolos dos amorreus que o Senhor tinha expulsado diante dos filhos de Israel. Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido. Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 'Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua família'.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 50

Refrão: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
Refrão: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
Refrão: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

Desviai o vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas transgressões! Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça!
Refrão: Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

Evangelho - Mt 5,43-48

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.'
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Ò Mãe de Deus e nossa, ajuda-nos a atender ao apelo de teu Filho Jesus Cristo para o modo de proceder do Pai, ensinando amar aos inimigos. Pois, o Pai não faz distinção das pessoas entre boas e más, quando concede seus benefícios à humanidade. O sol e a chuva derramam-se abundantes sobre todos e lhes são benéficos, independentemente, de sua conduta. Assim Ó Virgem Maria, nós como discípulos do Reino, não devemos dividir as pessoas em boas e más, santas e pecadoras, amigas e inimigas, mas devemos ser atenciosos e a serviço de todas. Vós sabeis Ó Mãe que muitas vezes somos hostilizados, e temos que sofrer, mas ajudai-nos para não retribuamos com a mesma moeda, mas que rezemos por eles e intercedamos para que mudem sua forma de vida. Que estejamos dispostos a amar e fazer unicamente o bem, pois foi isto que teu Filho nos ensinou, para fazermos o que Pai nos pede, amar a todos indistintamente como Ele nos ama.

18/06 - Segunda-feira da 11ª Semana do Tempo Comum

1ª Leitura - 1Rs 21,1-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naquele tempo: Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. Acab falou a Nabot: 'Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor'. Mas Nabot respondeu a Acab: 'O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais'. Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: 'Não te cederei a herança de meus pais'. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada. Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: 'Por que estás triste e não queres comer?' Ele respondeu: 'Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha'. Então sua mulher Jezabel disse-lhe: 'Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael'. Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. Nas cartas estava escrito o seguinte: 'Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, e subornai dois homens perversos contra ele, que deem este testemunho: 'Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!' Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra'. Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembléia, dizendo: 'Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei'. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas. Depois mandaram a notícia a Jezabel: 'Nabot foi apedrejado e morto'. Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: 'Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto'. Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 5

Refrão: Atendei o meu gemido, ó Senhor!

Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido! Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor!
Refrão: Atendei o meu gemido, ó Senhor!

Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.
Refrão: Atendei o meu gemido, ó Senhor!

Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.
Refrão: Atendei o meu gemido, ó Senhor!

Evangelho - Mt 5,38-42

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Palavra da Salvação.
Gloria a vós Senhor!

Refletindo ...

Mãe de Deus, o teu Imaculado Coração, jamais aceitou a lei de olho por olho, dente por dente, ajuda-nos, pois, que não nos contentemos com esta prática, mas que sejamos capazes de quebrar esta espiral de violência, através de atitudes de verdadeiro amor. Com certeza Ó Mãe não é fácil oferecer a face para ser esbofeteada, bem como dar o manto a quem nos quer extorquir a túnica, ou ainda fazer companhia numa longa caminhada, para proteger de assalto a quem nos odeia. Parece-nos muito difícil tudo isto, mas são as normas para os discípulos de teu Filho, Jesus. Ó Virgem Maria, com certeza teu Filho não nos quer humilhar, mas quer nos mostrar que é possível viver sem violência, manter uma relação sadia com nosso irmão, manter relações verdadeiramente fraternas e amistosas. Assim Ó Mãe com teu auxílio podemos construir o Reino onde a violência dá lugar ao amor.

17/06 - 11º Domingo do Tempo Comum

1ª Leitura - Ez 17,22-24

Leitura da Profecia de Ezequiel

Assim diz o Senhor Deus: 'Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. E todas as árvores do campo saberão
que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço'.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 91

Refrão: Como é bom agradecermos ao Senhor.

Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.
Refrão: Como é bom agradecermos ao Senhor.

O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.
Refrão: Como é bom agradecermos ao Senhor.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!'
Refrão: Como é bom agradecermos ao Senhor.

2ª Leitura - 2Cor 5,6-10

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; pois caminhamos na fé e não na visão clara. Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa prêmio ou castigo - do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Evangelho - Mc 4,26-34

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Naquele tempo: Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'. E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'. Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Palavra da Salvação.
Graças a Deus!

Refletindo ...

O teu Filho Jesus, Ó Maria, nos transmite ensinamentos através de parábolas, para que possamos entender a grandeza do Reino de Deus e dificultar o entendimento dos que se consideravam mestres. Jesus procurava ensinar de forma que fosse entendido pelas pessoas simples, para isto utilizava exemplos do dia a dia. Jesus usa o exemplo da semente lançada a terra que germina, cresce e produz frutos e amadurece, sem a interferência do ser humano, para nos dizer que nos devemos ser esta terra fértil onde a graça de Deus é semeada, e produzirá frutos se a terra oferecer a fertilidade necessária. Vos pedimos o Virgem Mãe de Deus e nossa, que intercedas por nós a teu Filho Jesus, ao Pai e ao Espírito Santo, para nosso coração ofereça a fertilidade necessária, para que a graça de Deus produza os frutos doa amor, da esperança e acima de tudo da caridade, sendo exemplos, de serviço aos irmãos, para que possamos almejar o Reino de Deus.

16/06 - Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum

1ª Leitura - 1Rs 19,19-21

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias: O profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: 'Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei'. Elias respondeu: 'Vai e volta! Pois o que te fiz eu? Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 15

Refrão: O Senhor é a porção da minha herança.

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio! Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas Mãos!
Refrão: O Senhor é a porção da minha herança.

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Refrão: O Senhor é a porção da minha herança.

Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Refrão: O Senhor é a porção da minha herança.

Evangelho - Mt 5,33-37

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Maria Santíssima, o eu Filho, nos pede que jamais façamos juramentos, quer seja pelo céu, seja pela terra ou por qualquer outro motivo, mas que nossas palavras sejam sinceras, e que o nosso "sim", seja realmente um sim, e que o nosso "não" seja realmente um não. Sabemos que era permitido o juramento no tempo de Jesus Cristo teu Filho, mas que a partir deste ensinamento, nos pede, que jamais justifiquemos nosso modo de agir através de um juramento, pois que nossa vida deve ser de sinceridade, e não uma mentira, para que as pessoas vendo saibam, o que realmente somos e representamos. Mas como é difícil, Ó Virgem Maria assim sempre proceder, e por isto pedimos o teu auxílio, e peça por nós ao teu Filho e ao Pai, para que realmente assim procedamos, e que o nosso sim seja verdadeiramente o que queremos dizer, e que se dissermos não, isto realmente se faça. Isto principalmente em relação ao nosso irmão, que jamais saia de nossas bocas palavras ofensivas ou prejudiciais ao nosso irmão ou irmã.

15/06 - 6ª-feira da 10ª Semana do Tempo Comum

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar'. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: 'Que fazes aqui, Elias?' Ele respondeu: 'Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus Todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me'. O Senhor disse-lhe: 'Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Salmo Responsorial - Sl 26

Refrão: Senhor, é vossa face que eu procuro!

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante.
Refrão: Senhor, é vossa face que eu procuro!

é vossa face que eu procuro, 9aNão afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
Refrão: Senhor, é vossa face que eu procuro!

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
Refrão: Senhor, é vossa face que eu procuro!

 

Evangelho - Mt 5,27-32

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!

Refletindo ...

Vosso filho Jesus, percebe que a união matrimonial estava deteriorada, como acontece nos dias atuais e chama atenção sobre o nosso modo de viver, nos dizendo que a união de um home e uma mulher, é sagrada, pois forma uma só pessoa, assim como Vós e São José sois o verdadeiro exemplo para nós da santidade da família que devemos imitar. O teu Filho Jesus nos á entender claramente que a mulher não é uma coisa, mas um ser igualmente a nós que não pode ser negociado, mas que merece todo o nosso respeito e amor, assim como Deus nos ama a todos, indistintamente se homens ou mulheres. O teu Filho nos alerta para o nosso modo de vida não somente daquele tempo, mas principalmente dos dias atuais, onde tudo é descartável, até mesmo a mulher e o homem, pois se tornaram para muitos apenas objetos de prazer, algo que se usa e joga fora, e o que é pior com desrespeito geral a todo o ser humano. Pedimos Ó Virgem Maria, Mãe do divino Filho Jesus, que intercedas por nós junto ao teu Filho, para mude o nosso modo de vida, e amemos com dignidade a nossos semelhantes, e que a família seja nossa prioridade.