A pastoral nas grandes cidades

Notícias e Novidades

A pastoral nas grandes cidades

13/05/2020 às 13:43.

“Deus habita esta cidade” (Sl 47,9)

Ao se falar de cidade grande, é comum que nos venha em mente o lugar do perigo, assaltos, favelas, individualidade, medo! Porém, para muitas pessoas é ali, nesse lugar, que encontram emprego, estudo, meios de ganhar dinheiro, realizar um sonho. É também ali que se encontram os grandes hospitais, médicos, shoppings; lugares onde o povo acorre quando está em perigo ou à procura de algo que dificilmente encontrará na sua morada. 

Nessas cidades todas as culturas se encontram e convivem: moda, costumes, jeitos, pensamentos, o anseio de buscar algo que lá no interior não se encontrava... tudo ali se mistura e já não é mais possível distinguir o que é característico de cada um. Não é diferente com a religiosidade: há uma pluralidade de religiões. É possível escolher como se quer viver a fé. Esse fenômeno, embora seja próprio das grandes cidades, perpassa também as pequenas: uma vez que estas criam uma dependência social e estrutural de outro lugar maior, acabam sendo impregnadas por um estilo de vida urbano.

Diante dessa realidade, nos perguntamos: e nós, Igreja Católica, como podemos fazer para reunir esse povo que também tem sede de Deus e deseja cultivar uma espiritualidade na sua vida? Bem, a Igreja tem refletido muito nesses últimos anos sobre essa situação. Alguns meios nos conduzem. Eles apontam para uma Igreja pequena com uma participação pouco numerosa mas de fé, participativa e ativa. É valorizado o atendimento personalizado, a escuta nas confissões, nos aconselhamentos; uma forte marca de presença espiritual acontecimentos pessoais como nos momentos de luto, de miséria, de angústia; uma Igreja que valoriza a dimensão social e espiritual, sobretudo no tocante ao sentido da vida. Enfim, pequenas comunidades unidas pela fé e pelo amor à Cristo.

E nós, como participantes dessa Igreja, precisamos nos encorajar, pois ali, nessas cidades, Deus habita e quer fazer morada no coração daquelas pessoas. Não tenhamos medo! Embora acreditamos estar vivendo um grande caos, na verdade, estamos vivendo um verdadeiro Pentecostes. É a nossa missão: Deus habita esta cidade.

Seminarista Cristian Fabiani - 3º ano de teologia

CATEGORIAS:

Todas as Postagens