Notícias e Novidades
13/05/2022 às 17:49.
Visita Ad Limina
Na quinta-feira, 05 de maio, o episcopado gaúcho teve uma audiência com o Papa Francisco. O Papa pôde escutar um pouco sobre a realidade da Igreja no Rio Grande do Sul, as alegrias e dores do povo de Deus e também falar aos bispos sobre a caminhada eclesial. Pediu também que não esqueçam dos mais pobres e fragilizados.
A partir da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, Dom José Gislon exprime sentimento de gratidão pela visita realizada e pela comunhão com os bispos do Rio Grande do Sul, entre si, e com a Igreja como um todo. "Creio que foi um momento marcante em cada realidade, e encerramos recordando toda a caminhada de São Paulo, na Basílica a ele dedicada, celebrando os desafios das nossas Igrejas Particulares em profunda comunhão com Cristo Ressuscitado e com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco", pontua.
A visita Ad Limina é um ato que todo o Bispo cumpre para o bem de sua própria diocese e de toda a Igreja, para favorecer a unidade, a caridade, a solidariedade na fé e no apostolado.
O diálogo fraterno que se estabelece com o Santo Padre é uma forma de vivenciar a sinodalidade da Igreja, naquele sentido expresso pelo Papa Francisco: “um caminhar juntos, revigorados pela coragem e pelo consolo que vem do Senhor. Caminhamos, olhando-nos nos olhos e ouvindo-nos, com sinceridade, sem esconder as dificuldades, experimentando a beleza de caminhar unidos, para servir”.